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08 | por que as empresas patrocinam?

Abril 10, 2008

Segundo pesquisa realizada pelo IEG, consultoria americana especializada em patrocínio, foram identificados os 15 principais motivos que levam as empresas americanas investirem nesta ferramenta. Abaixo seguem as motivações com exemplos nacionais para ilustrar sua utilização por aqui.

1) Aumentar fidelidade à marca: A Amex, com o patrocínio ao Cirque du Soleil, incentivou a utilização de seus cartões de crédito para obtenção de pontos em seu programa de fidelidade que poderiam ser trocados por ingressos do espetáculo.

2) Criar visibilidade awereness: eventos proprietários como o Skol Beats e o TIM Festival são exemplos de patrocínios em busca de visibilidade para a marca. O Skol Beats conseguiu fazer isso tão bem que hoje o evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, ao lado do Carnaval e da Virada Cultural.

3) Mudar ou reforçar imagem: O Citibank não era percebido como de banco de varejo e desejava mudar essa imagem no Brasil. Para conseguir isso, além de outras ações, o banco adquiriu o naming right de duas casas de espetáculos, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, e passou a oferecer benefícios exclusivos a seus clientes. Isso associou a marca do banco ao entretenimento de modo inédito no país.

4) Gerar trafego no PDV: O Pão de Açúcar buscou aumentar o tráfego de pessoas nas suas lojas quanto patrocinou os shows do U2 no Brasil, em 2006. Para tal a rede instalou pontos-de-venda de ingressos em lojas selecionadas. Infelizmente a operação no foi bem executada, causando muito transtorno às milhares de pessoas que tentaram comprar seus ingressos por este canal.

5) Responsabilidade social: O Instituto Ayrton Senna possui um modelo de atuação destacado no terceiro setor. Além de ser calcado na imagem de um ídolo nacional, o Instituto conta com a parceria de grandes empresas que patrocinam as ações de desenvolvimento, fomentando o engajamento social.

6) Gerar vendas: O patrocínio do Whiskas ao musical Cats buscou gerar vendas e experimentação de seus produtos por meio de uma promoção envolvendo o espetáculo.

7) Reforçar atributos da marca: Goodyear é patrocinadora da Stock Car Brasil, fornecendo os pneus da categoria, lançou uma campanha criada pela Pepper no qual os impactados recebem o reforço do posicionamento da marca através de um áudio que simula uma volta em um Stock Car.

8 ) Entreter clientes: Todas as empresas que adquirem um camarote corporativo, seja em estádios de futebol, seja em casas de espetáculos, buscam realizar ações de relacionamento com funcionários, clientes e parceiros.

9) Narrowcasting: A realização do Gas Festival é um exemplo de evento focado em um determinado público. Adolescentes, que gostam de esportes radicais foram impactados durantes algumas horas em um evento exclusivo da marca, com dispersão zero.

10) Recrutar/reter funcionários: premiar com ingressos para espetáculos ou eventos esportivos, bem como possibilitar encontros de funcionários com seus ídolos a faz diferença na motivação da equipe que se empenhará mais para atingir seus objetivos.

11) Oportunidade de merchandising: para chamar a atenção do consumidor no ponto-de-venda a Albany criou uma promoção utilizando os personagens do espetáculo Saltimbanco do Cirque du Soleil em 2006 em suas embalagens e na comunicação do PDV.

12) Incentivar varejistas e distribuidores: produtos identificados com ícones tendem a ter uma aceitação maior por parte dos consumidores, o que motiva os distribuidores e varejistas a terem o produto em destaque. Por esse motivo marca a Natura patrocinou a turnê da Marisa Montes.

13) Diferenciação: o Bradesco Prime está se diferenciando de seus concorrentes se apropriando de conteúdos de alto valor percebido, como os musicais Aida e West Side Story, além do Cirque du Soleil e lançando uma plataforma chamada Prime Arts.

14) Combater maiores budgets: empresas de menor porte investem em ações como instalação de lounges em casas de espetáculos e distribuição de sampling na saída de shows, criando barreiras de entrada para concorrentes mais poderosos.

15) Atingir múltiplos objetivos: a maioria das empresas utilizada o patrocínio como forma de atingir multiplos objetivos. A realização de campanha de mídia e RP associada ao patrocínio traz resultados relevantes.

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9 Comentários leave one →
  1. Eduardo da fonseca mendes hiperligação permanente
    Junho 25, 2008 2:04 pm

    Sou estudante de turismo e gostaria de saber como fasso pra buscar patrocinio para um possivel evento de esportes radicais que realisaremos junto com faculdade. obrigado pela atenção desde ja.

  2. adamsdossantos hiperligação permanente*
    Junho 27, 2008 12:28 pm

    Você deve criar um plano para a comercialização de patrocínio indicando as propriedades e os direitos que as empresas que você prospectará terão direito.

    É importante saber quais empresas você deseja atacar, e também saber qual o montante que você precisa captar, para dividí-los em contas de patrocínio.

  3. adamsdossantos hiperligação permanente*
    Junho 27, 2008 12:30 pm

    Você deve criar um plano para a comercialização de patrocínio indicando as propriedades e os direitos que as empresas que você prospectará terão direito.

    É importante saber quais empresas você deseja atacar, e também saber qual o montante que você precisa captar, para dividí-los em contas de patrocínio.

  4. Tânia Araújo hiperligação permanente
    Agosto 29, 2008 9:12 pm

    Sou assessora de um piloto de stock car e estou precisando de um patrocinador.. Tem alguma sugestão?

  5. adamsdossantos hiperligação permanente*
    Setembro 1, 2008 11:49 am

    Tânia, existem muitas empresas especializadas em captação de patrocínio, muitas delas, inclusive, já trabalhando na Stock Car.
    Sugiro que você escolha uma empresas que tenha bons contatos entre empresas patrocinadoras em potencial para aque seja viabilizada a captação dos recusos.

  6. Setembro 26, 2008 1:27 pm

    Estou iníciando um trabalho com uma banda de rock,compostas por tres garotas,gostaríamos de estar lançando-as no mercado do Rio de Janeiro,qual o primeiro caminho a ser tomado e sua sequência

  7. adamsdossantos hiperligação permanente*
    Setembro 29, 2008 9:30 am

    Chris, sinto informá-la que eu não poderei responder à sua questão. Eu não conheço com a profundidade necessária o funcionamento do lançamento de uma banda. Sugiro a você que procure um produtor musical ou mesmo um gravadora independente para começa sua carreira. Boa sorte!

  8. eriadne polisel hiperligação permanente
    Dezembro 13, 2010 11:06 am

    Trabalho com uma instituição filantropica no interior de Rondonia,onde nossos assistidos moram na instituição e realizamos uma serie de atividades para garantir o nosso sustento ,nosso tarablho carro chefe é ir as escolas e fazer um musical onde mostranmos a importancia do estudo para a melhoria de vida, falamos do n~~ao a violencia , a drogas e ao desmatamento irracional.mas precisamos de encontrar algum patrocinador para os nossos trabalhos . Tem sugentão de alguma empresa?

    • adamsdossantos hiperligação permanente*
      Dezembro 14, 2010 11:10 am

      Existem vária empresas que podem patrocinar sua iniciativa. Você pode tentar também entrar em contato com grandes ONGs que poderão fornecer know how de como desenvolver melhor seu trabalho, contribuindo assim para a arrecadação de recursos.

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