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12 | planejamento para patrocínio

Maio 6, 2008

Depois de muito refletir e observar eu cheguei à conclusão de como deve ser o planejamento para a venda de patrocínio.

Esta estrutura pode variar de acordo com o tamanho e o volume de trabalho que as empresas têm, mas já dá para entender bem as qualidades que uma equipe encarregada de ter idéias para a venda de patrocínio deve ter.

Gerente/Coordenador de planejamento: O encarregado do colocar todos do departamento remando para o mesmo lado, definindo prioridades, metas, dividindo responsabilidades. Experiência no ramo é importante, mas não essencial. Se o profissional tem a mente aberta, em alguns meses ele compreende a dinâmica do mercado.

Planejador: sob orientação do gerente/coordenador é o responsável por ter as idéias vendedoras, transformar essas idéias em conteúdo inteligível, estruturado e vendedor, focando na relação da marca com o conteúdo. Ele é o encarregado de contaminar a equipe de vendas com suas idéias, além de abastecê-los com argumentos relevantes.

Designer: profissional que dará vida e cor às idéias do departamento. Design vende e dá credibilidade ao conteúdo. Ele criará apresentações, e simulações de aplicação de marca, desenvolvendo uma estética adequada ao projeto.

Inteligência: identificar insights que liguem as estratégias dos prospects aos conteúdos que deverão ser patrocinados é mandatório nesse tipo de negócio. A inteligência deve monitorar empresas de segmentos-chave para patrocínio, antecipando movimentos corporativos e estratégias de marketing, para que o sejam oferecidas soluções adequadas e relevantes para as empresas.

A área de inteligência deve receber inputs sistemáticos da equipe de vendas, para que os relatórios gerados da área tenham o maior número de informações relevantes possível, e que podem fazer a diferença na assinatura de um contrato.

É importante que á área tenha também um budget próprio para o pagamento de cursos, palestras, compra de revistas, etc, que garantirão um time atualizado com as notícias e práticas do mercado e preparado para os desafios do dia-a-dia.

Com uma estrutura simples, com profissionais capacitados e motivados é possível realizar trabalhos que encantarão os clientes, que por sua vez, passarão a olhar de maneira diferente para o patrocínio, já que hoje ninguém compra exposição do logo em backlight.

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