Skip to content

13 | a classe C e o entretenimento

Maio 7, 2008

A Exame nº 916 traz uma matéria muito boa sobre o novo consumidor brasileiro, dando um importante destaque à expansão da classe C, que já representa mais de 46% da população brasileira em 2007 ante aos 34% em 2005, e faz com que milhões de pessoas sejam entendidas como consumidoras em potencial.

Estes dados que impactam toda a economia também são sentidos no mercado de entretenimento, pois estas pessoas já que são capazes de satisfazer suas necessidades básicas procurarão a realização de outros desejos, como status. E ir a um show como o Cirque du Soleil, por exemplo, oferece isso.

As empresas de entretenimento devem estar atentas a esse movimento, criando fórmulas que possibilitem a esses novos consumidores fazerem parte do contingente de espectadores de seus conteúdos, trazendo artistas interessantes ao público bem como criando formular atrativas também para classe C.

A criação de um horário alternativo para o início de um show, por exemplo, de modo que o fim das apresentações ocorra antes do encerramento das atividades do transporte público poderia ser uma alternativa para a inclusão da classe C, uma vez que apenas 34% desses consumidores possuem carro. Uma medida simples como essa pode incrementar a taxa de ocupação de muitos show sem que seja necessário mudança (para menos) nos preços dos ingressos já que as casas de espetáculos disponibilizam ingressos para todos os bolsos.

Há ainda a criação do desejo no consumidor, que uma vez dentro da casa de espetáculos, localizado em um setor popular desejará, em uma próxima oportunidade ocupar lugares mais nobres, gerando ainda mais receita para o dono do conteúdo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: