Skip to content

20 | o modelo da live nation

Junho 7, 2008

A Live Nation é uma das maiores empresas de entretenimento ao vivo do mundo. Além de possuir dezenas de casas de espetáculos, realizar centenas de turnês e milhares de shows, ela tem a capacidade de antever o futuro do mercado, inovando o modelo de negócio, tendo muito mais do que shows e venues em seu portfólio.

A empresa, que no passado era a divisão de entretenimento da Clear Channel, que opera mídia exterior no Brasil, se tornou independente e hoje dita as regras do entretenimento ao vivo trabalhando várias dimensões do negócio.

Uma prova da eficiência da empresa são os números de 2007, que possibilitam que ela faça investimentos milionários em contratos com artistas como Madonna, U2 e Jay Z.

A Live Nation será responsável por diversas fontes de receita dos artistas de seu portfólio. No caso da Madonna, além da turnê, que já sob a tutela da empresa foi a que mais faturou em 2007, a empresa será a responsável pelo lançamento dos novos álbuns da artista, dos contratos de merchandising e de imagem, entre outros, trabalhando a marca da artista em várias frentes.

O fato de ter suas próprias venues, além de parcerias estratégicas em outras, dá à empresa uma grande vantagem competitiva em relação a concorrentes que somente comercializam turnês ou que administram venues nos EUA, pois ela dispõe das informações necessárias para realizar seus concertos de maneira mais eficiente, além de poder realizar estudos confiáveis sobre a venda de itens de merchandising oficial de seus artistas.

A Live Nation mantém um contrato de vende de ingressos no valor de US$ 100 milhões por ano com a Tickemaster que será encerrado em 2009, quando ela passará a realizar in house as vendas de seus tíquetes, o que dará à companhia uma ferramenta de marketing poderosíssima, já que ela terá acesso irrestrito aos hábitos de consumo de entretenimento de milhões de consumidores americanos.

Esse tipo de informação impulsionará ainda a venda de merchandising e a captação de patrocinadores, pois a possibilidade de contato direto com consumidores potenciais do seu produto através de um mailing confiável vale muito em um mercado competitivo como o americano.

É por essas e outras que a Live Nation é uma das principais empresas de entretenimento do mundo, que agora, a partir da entrada no ramo de venda de CDs, com a principal artista do mundo em seu portfólio, está tirando o sono da já combalida indústria fonográfica, que precisa se mexer rápido para não ser engolida por um modelo inovador e vencedor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: