Skip to content

24 | VW, Trama e CSS

Julho 29, 2008
tags: , ,

A Trama demonstra que está acompanhando a evolução do mercado fonográfico driblando os downloads ilegais de mp3, com o lançamento de álbuns completos de artistas para serem baixados gratuitamente pelo site da gravadora, patrocinados por uma marca.

Assim foi com o Tom Zé, o pioneiro nesta empreitada da Trama, que foi patrocinada pela VR. Agora chegou a vez da banda brasileira de maior sucessona cena independente mundial, o Cansei de Ser Sexy (CSS), lançar um álbum para download totalmente gratuito patrocinado pela Volkswagen.

Essa é uma grande tacada para montadora, que traz para si todo o hype da banda paulistana, dando juventude e frescor à marca que já tem um grande apelo entre os jovens, e se torna uma das pioneiras a explorar essa ‘mídia’, aproveitando o grande poder de alavancagem de downloads que o CSS tem.

A apropriação de um feature de um artista é algo muito importante para as marcas, pois desse modo elas conseguem tangibilizar o patrocínio, tornando a marca parte da vida das pessoas, o que pode se converter em vendas no futuro.

O que chama a atenção especificamente neste feature oferecido pela VW é que, nos arquivos mp3 ofertados, não há nenhuma referência à VW. Talvez pudesse ser colocado nos créditos, enquanto a música toca, onde aparece o nome da música, da banda e do álbum um ”oferecimento VW”, que não seria muito invasivo. Esta simples atitude poderia reforçar o link da marca com a música para todos aqueles que baixarem o arquivo, seja no site da Trama, seja em sites P2P ou torrent, amplinando a divulgação do patrocinado da montadora.

Parabéns à VW , à Trama e ao CSS. À primeira por ser uma das pioneiras neste tipo de patrocínio no Brasil, buscando criar vínculo emocional e recall da marca nos consumidores, o que vale muito no mercado atual onde os produtos que em si não tem muita diferença, a não ser a marca e o que eles apresentam. À segunda por conseguiu perceber que o negócio das gravadoras não é vender música e sim proporcionar entretenimento, trabalhando outro modelo de negócios, que tem tudo para ser seguido por outras empresas. E ao último, que vai continuar mantendo o nome da banda em destaque com essa tática de deixar suas músicas liberadas para todos gratuitamente.

Vamos ver se essa novidade se espalha para outras áreas, como o cinema, que também vê na internet um vilão. Imagine só se o último filme Batman, em vez do lançamento oficial com artistas passando pelo tapete vermelho, fosse criado com o “Upload Oficial”, onde o diretor e as estrelas do filme ‘subiriam’ um arquivo para o servidor no qual pessoas do mundo inteiro pudessem baixá-lo gratuitamente, sendo patrocinado por grande anunciante com presença mundial. Seria legal, não seria?!

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: