Skip to content

43 | t4f e o abc

Janeiro 27, 2009

Os dois maiores grupos de entretenimento do Brasil seguem modelos distintos de atuação no mercado. É interessante pontuar as diferenças entre as empresas e analisar como isto impacta as vantagens competitivas de cada uma delas.

A Time for Fun (T4F) tem uma experiência acumulada de mais 25 anos em entretenimento, tendo começado sua vida com a casa de shows Palace, hoje Citibank Hall, em São Paulo. A empresa teve parte de suas ações comprada no final dos anos 1990 pela mexicana CIE, o que trouxe grande fôlego à empresa que deu um grande salto de qualidade e quantidade de eventos, tornando-se a principal empresa de entretenimento do país.

Seu modelo de atuação coloca sob seu guarda-chuva a operação de todas as quatro venues grupo, a Ticketmaster, as sedes na Argentina e no Chile, tendo uma administração verticalizada de suas operações, com controle absoluto sobre todos os pontos possíveis de geração de receita que o negócio possibilita.

O Grupo ABC difere-se da T4F por ter várias empresas com administrações distintas concorrendo entre si, em um modelo que visa atrair contas conflitantes para o grupo. É assim na área de advertising com as agências Loducca, DM9DDB, África e MPM e não será diferente na área de conteúdo, que terá como líder a Maior Entretenimento, concorrendo com a Mondo, a Agência Tudo, a N-idéias e a Reunion.

O fato da T4F ter sob seu controle toda a cadeia produtiva do entretenimento, desde a contratação dos artistas, até às venues, dá a ela uma grande vantagem sob alguns aspectos. Ela ‘só’ precisa (de modo simplista) contratar o artista, vender ingressos pela sua empresa de tíquetes, colocá-lo no palco de uma de suas venues (geralmente eles colocam em duas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro), vende alimentos e bebidas e pronto, é só aguardar o tilintar da caixa registradora.

Mas a T4F não tem uma coisa importantíssima que dá ao Grupo ABC uma vantagem na competição: o controle da verba de investimento em marketing/mídia de muitos clientes.

As agências do Grupo têm em suas carteiras grandes anunciantes, que são potenciais patrocinadores de eventos de entretenimento, com verbas disputadas por todo o mercado, incluindo a T4F. A vantagem que o Grupo leva em relação à sua principal concorrente é que ela pode planejar a alocação de verbas de seus clientes nos eventos que ela realizará.

Para exemplificar essa atuação sinérgica do Grupo cito a comercialização de patrocínio do carnaval da Bahia de 2008 (somente para cadastrados), que ficou a cargo da Agência Tudo. A festa teve 12 patrocinadores, que investiram R$ 8 milhões no carnaval baiano, gerando uma receita de cerca de R$ 1,6 para a Agência Tudo (20% do captado). O interessante é notar que dentre as patrocinadoras estavam cinco clientes de agências do Grupo.

Apesar desta vantagem o Grupo possui uma fraqueza determinante em sua atuação: ela não possui uma venue para a realização de seus conteúdos, logo depende da locação de terceiros ou da realização de parcerias, o que impede que ela rentabilize ao máximo a operação do show, já que a receitas, como por exemploo de A&B e estacionamento, geralmente ficam com o proprietário da venue.

O fato do Grupo estar capitalizado pode ser um indício de aquisição de uma venue, diminuindo assim esta desvantagem competitividade em relação à T4F.

No fim das contas, embora não tenha agências e contas publicitárias volumosas em carteira, a T4F leva vantagem em relação ao Grupo ABC, já que tem maior experiência na operação do negócio, além de gerenciar muito bem as receitas provenientes dos naming rights de suas venues, além da bilheteria, patrocínio e alimentos e bebidas, etc.

Essa briga ainda vai dar muito o que falar. Estarei observando atentamente aos próximos movimentos do Grupo ABC e da T4F no mercado para tentar identificar quais táticas eles utilizarão para incrementar a participação nesta agora concorrido mercado.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: