Skip to content

47 | relevância

Março 5, 2009

Há algum tempo eu citei uma coluna do ex-jogador de futebol Leonardo Araújo na qual ela falava de como o sponsorship training contribuía para o melhor aproveitamento das propriedades de patrocínio pelas empresas que investiam no Milan, clube do qual ele é dirigente.

Hoje, com atraso de uma semana, volto a citá-lo por conta da coluna publicada na edição de 23 de fevereiro de 2009 do Meio e Mensagem (nº 1347) por mais uma descrição brilhante do como se apresentar uma proposta de patrocínio relevante para o cliente em potencial.

Embora a coluna enfoque propostas comerciais criadas para patrocínios de times de futebol, o texto vale para qualquer projeto de patrocínio, seja de teatro, cinema, shows de música, feiras de negócios, venues, etc.

O principal argumento utilizado por ele não é novo, mas mesmo assim não é muito lembrado pelas empresas que buscam patrocínios: ser relevantes para as empresas.

Um exemplo citado por Leonardo é o case das Olimpíadas de Londres, que estão se posicionando fortemente como o primeiro evento do gênero a ser completamente sustentável.

Como o tema sustentabilidade vem dominando a agenda de conversas em todo o planeta essa atitude, que não é mais um green wash, atraiu empresas patrocinadoras pois o “tema transcende o âmbito esportivo, mas está lá incluído no contexto dos Jogos.” Entre as atitudes sustentáveis planejadas pela organização, está gestão de lixo, utilização de fontes renováveis de energia, entre outras, que atraíram marcas como a BP e a Nortel para o evento.

Resta ao mercado brasileiro aprender que não há mais espaço para aqueles que não sabem o que as marcas desejam e se aventuram a captar patrocínio, acreditando que uma lábia de vendedor de enciclopédia funcionará para angariar alguns milhões da verba dos clientes.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: