Skip to content

67 | venues da europa: plaza del toros

Junho 14, 2010

Diferente do imponente estádio do Real Madrid, a Plaza del Toros, principal palco de touradas de Madrid, é espartana, de tão simples. O espaço histórico e tradicional é conhecido por abrigar o exigente público madrilenho.

Simple não significa feio, muito pelo contrário. A fachada da Plaza del Toros, fundada em 1929, é decorada com azulejos pintados à mão e possui grandes janelões que permitem a melhor circulação de ar pelo espaço. Acima destes janelões há brazões de algumas cidades espanholas.

A venue não possui assentos individuais, ou seja, os espectadores se sentam diretamente no cimento, como nos estádios de futebol do brasileiros até pouco tempo. A divisão dos setores se dá por números e os lugares são pitandos no cimento.

Há uma espaço equivalente a camarotes, chamadas de boxes que são a área mais nobre do espaço. É em um desses boxes fica o presidente da Plaza del Toros, que dá o veredito sobre a tourada, além do notável box do Rei Juan Carlos, um grande fã de touradas, que nunca utiliza este espaço, preferindo um lugar mais próximo à árena.

A temporada de touradas ocorre sempre no verão e as corridas sempre são realizadas à tarde, o que causa uma curiosa definição no preço dos ingressos: lugares localizados na sombra 60 vezes mais do que a mesma posição no lado com sol.

Os bares também não se comparam aos do Santiago Bernabeu tanto na estrutura como nos preços, muito mais baratos nas tourada, que possui uma variedade maior de bebidas, tendo disponível desde cerveja a champagne Mumm.

A Plaza del Toros possui, dois patrocinadores principais, únicas marcas  exibidas no espaço: a companhia seguradora Mapfre e a de cerveja Cruzcampos. É provável que ambas marcas tenham propriedades de relacionamento e ativação. No caso da Mapfre deve haver uma composição entre troca de propriedades e seguros da venue, como responsabilidade civil e incêndio.

Apesar dos seus 81 anos o espaço é bem conservado e possui público cativo e exigente. Independentemente da sua opinião sobre as touradas, vale muito a pena visitar e conhecer um pouco das muitas histórias ocorridas na Plaza del Toros.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: