Skip to content

68 | venues da europa: camp nou

Junho 17, 2010

O estádio do time de futebol do Barcelona FC é imponente, muito confortável, possui uma operação impecável nos dias de jogos e um esquema de visitas menos bem resolvido do que o do Real Madrid.

O museu do clube é pequeno e não rivaliza com o do time da capital espanhola, apesar de ter algumas áreas interativas, além de uma interessante área com a tradução do hino do clube em vários idiomas.

Como seu grande rival, o Barcelona também possui uma loja, que é mais impressionante e que parece ter mais artigos do que a do time de Madrid. A tienda do Barça também possui dois andares, mas sem uma divisão muito bem definida sobre entre os artigos do clube e os da Nike.

As instalações do Camp Nou são muito bem sinalizadas, e as placas de localização exibem as marcas dos patrocinadores do time. Engana-se quem pensa que o Barcelona não possui patrocinadores. O clube tem dezenas deles, com diversas entregas de propriedades.

Como no caso do Real Madrid, o Barcelona também exibe seus patrocinadores nas placas do campo, bem como espaços nas laterais dos placares eletrônicos.

A operação de entrada de torcedores é muito organizada. Uma hora antes do início das partidas há poucas pessoas ao redor do estádio, que só fica cheio mesmo faltando poucos minutos para o apito inicial.

A segurança impressiona. Nenhum espectador é revistado na entrada do estádio, passando apenas por um detector de metais. O ingresso possui uma pequena orelha que é destacado na entreda, preservando quase que a totalidade do tíquete, que serve de recordação do jogo.

Dentro do estádio a visão é plena de qualquer setor, mesmo nos assentos mais distantes, não havendo grades separando os espaços, como no Morumbi e no Pacaembu, que atrapalham a visão.

A circulação entre os diversos pisos do estádio é livre, mas isto não causa nenhum constrangimento ou confusão, pois os espectadores não tentam ocupar um lugar em um setor que não corresponde ao tíquete comprado.

A maioria dos torcedores opta por ir ao jogo utilizando tranporte público, pois há uma estação de metrô a 400 metros do estádio.

Tive a oportunidade de assitir ao jogo da 36ª rodada do campeonato espanhol entre o Barcelona e o Tenerife, vencido pelo time da casa por 4 a 1, resultado que ajudaria os catalães a conquistar pelo segundo ano consecutivo o título da liga.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: