Skip to content

71 | venues da europa: the o2

Julho 5, 2010

Há algum tempo eu escrevi sobre a mega venue londrina The O2, que na verdade é um mega espaço de entretenimento localizada em North Greenwich, e possui restaurantes, incluindo uma churrascaria brasileira, uma pista de patinação, um cinema com 11 salas e três casas de shows, entre elas a imponente The O2 Arena para até 15 mil pessoas, e Indigo, casa menor para 2,4 mil pessoas, a Bubble, que abrigava uma mostra temporária sobre a música britânica, além de uma casa noturna, a Matter.

O espaço impressiona logo na chegada, quando o visitante se depara com um pé direito muito alto e com cobertura de lona branca, que contribui bastante para o aproveitamento da luz natural durante o dia, não passando desapercebida, claro, a entrada da The O2 Arena e a bem sinalizada loja fixa de merchandise. Passando os olhos com um pouco mais de atenção pelo espaço, nota-se a enormes vigas de sustentação de gigantesca estrutura, que são coloridas, para a impressão de que elas fazem parte da decoração do espaço.

E exposição da marca dos patrocinadores da venue não é grande se comparado à dimensão do espaço. No caminho da estação de metro até a entrada há galhardetes com as marcas ligadas a venue, nas ruas internas o que predomina são anúncios da programação das casas de espatáculos, além de muitos painéis de LED da Philips, que têm seu impacto diminuído à luz do dia.

Preparada para receber pessoas mesmo que elas não tenham a intenção de ver nenhum show, o espaço comum se parece com uma praça de alimentação de um grande shopping, com versas opções para todos os bolsos e gostos.

O modelo de negócio dessa praça deve ser o mesmo dos shopping centers, com a remuneração baseada no metro quadrado locável do espaço ocupado. Não ficou claro se as empresas que tem restaurantes no espaço são obrigadas a comprar produtos dos patrocinadores da casa, mas é provável que o fornecimento exclusivo seja uma das propriedadeas da Coca-Cola e da AB Inbev.

A progamação das venues impressiona pela antecedência com que os conteúdos são “bookados”, já havendo shows confirmados para março do ano que vem, situação muito diferente do que acontece por aqui, quando grandes conteúdos são fechados há poucos meses da data do evento.

Fica claro que o fato das venues serem geridas pela gigante AEG facilita negociações em bloco entre as várias casas da empresa espalhadas pelo mundo com os artistas, o que propicia um planejamento melhor da abertura das vendas e divulgação dos shows, favorecendo um melhor resultado na bilheteria.

Uma característica interessante é a hora de início das apresentações, por volta das sete ou oito da noite, cedo para nossos padrões. Isso não acontece somente na The O2, mas em todas as venues da capital inglesa. Além disso a abertura da casa se dá cerca de uma hora antes do início dos shows.

Quanto estive na The O2 o show apresentado era a ópera Carmem de Bizet em, pasmem, inglês, em três datas, incluindo uma no domindo às duas da tarde. Impressionou a quantidade e a diversidade de pessoas chegando para a apresentação, que por aqui seria quase que exclusivamente formada por 35+.

Após visitar a venue ficou mais claro ainda o quanto estamos longe de atingir um padrão internacional seja no número de conteúdos, na escala, no modelo de negócio, na operação, e principalmente na quantidade de público que tem bolso para ter acesso ao entretenimento. As singularidades do mercado nacional faz com que sejamos mais cuidadosos e criativos na escolha dos conteúdos para evitar o fantasma dos prejuizos nas operações. Por lá esta preocupação existe, mas a quantidade e a diversidade de conteúdos miniminza muito este eterno (para nós) frio na barriga.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: