Skip to content

72 | aeg e as gravadoras

Julho 7, 2010

Há duas semanas o site da revista norte-americana Pollstar publicou uma notícia inicialmente veiculada no New York Post que dá conta de que AEG, a segunda maior empresa de entretenimento do mundo, estaria perto de fechar um acordo acionário com uma gravadora, já tendo conversado com gigantes como Universal, Sony e Warner.

Este movimento, caso confirmado, será um passo à frente na luta que a empresa trava com sua maior concorrente, a Live Nation, que está ainda mais forte após a fusão com a Ticketmaster nos Estados Unidos.

É difícil identificar quem será beneficiado com uma possível fusão, uma vez que o modelo de negócio das gravadoras não contempla o agenciamento de carreiras, um dos diferenciais da Live Nation em relação a todo o resto do mercado.

O interesse das gravadoras é obter uma fatia da receita de bilheteria, que também não será a salvação da lavoura, pois, em média, a taxa de ocupação de shows não passa de 50%, ou seja, pois por mais que haja pessoas interessadas em assistir a shows há o limitador do bolso e a concorrência de outros tipos de entretenimento dentro e fora de casa.

Embora exista complementaridade entre o negócio das gravadoras e o de shows, é difícil saber a real intenção da AEG em uma eventual fusão ou venda de uma parcela do seu negócio pelo fato da empresa não possuir capital aberto, impossibilitando qualquer conclusão sobre as suas operações. O que se pode concluir é que o mercado de entretenimento ao vivo não vive seu melhor momento, como comprova a queda das ações da Live Nation que já chegaram a valer perto de US$ 17,00 e hoje não chegam US$ 11,00.

Há pouco tempo especulou-se sobre a chegada da empresa ao Brasil, que seria a responsável pela operação de algum dos novos estádios que da Copa do Mundo de 2014, mas isto ainda não foi confirmado.

O estrangulamento das receitas das gravadoras está forçando-as a procurar novas fontes de receita, mas a pergunta que fica é se a realização de shows resolverá este problema.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: