Skip to content

76 | ogilvy no entretenimento

Agosto 2, 2010

Virou moda. Mais uma agência de propaganda planeja colocar seus pés no mercado de entretenimento: a Ogilvy, do grupo WPP – o maior conglomerado de comunicação do mundo -, pretende estabelecer um contrato com o ex-jogador em atividade Ronaldo para a montagem de uma empresa focada em entretenimento e esportes, ainda sem previsão de lançamento.

Há alguns meses, em entrevista à Marília Gabriela em seu programa de entrevistas no SBT, o jogador havia manifestado desejo de estabelecer umaoperação focada na profissionalização do futebol após encerrar sua carreira, mas sem trabalhar com o agenciamento de atletas. Sem dar detalhes, Ronaldo afirmou que a sua empresa seria algo com maior proximidade à atividade de marketing.

Por ser uma marca internacionalmente conhecida, Ronaldo é desde já um dos clientes da sua própria empresa, o que pode contribuir para atração de outros atletas e empresas interessadas em associar suas marcas ao esporte, mesmo que seja improvável a repetição de um case como o de Ronaldo no Corinthians, uma vez que não existe nenhum atleta brasileiro da magnitude do camisa 9 que seja capaz de atrair as cifras geradas no negócio que envolveu o retorno do jogador ao Brasil.

A marca Ronaldo é tão forte que gerou uma estratégia de emboscada da Tim, que se tornou patrocinadora do Corinthians logo após o jogador assinar um contrato de exclusividade com a Claro. O mais curioso dessa história é que Ronaldo já foi patrocinado pela Tim há alguns anos, o que pode ter contribuído para a tomada de decisão por parte dos italianos que podem apelar para um eventual recall residual da associação da marca ao atleta.

Embora embrionária, a soma das forças de Ronaldo com o WPP chama a atenção e aguça a curiosidade sobre o formato de atuação e a equipe que se formará para a operação do negócio.

Vale lembrar que a consultoria americana IEG faz parte do grupo WPP há cerca de dois anos e pode dar contribuições decisivas no que diz respeito ao repertório e à curva de experiência em grandes verbas internacionais de patrocínio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: