Skip to content

79 | lagardère e traffic

Agosto 25, 2010

A Folha de São Paulo publicou em seu caderno de esporte que o grupo francês Lagardère estaria adquirindo uma parte da operação da Traffic, a divisão de comercialização de direitos de TV e negociação de atletas, por cerca de R$ 1 bilhão, fato negado pelo presidente da empresa, Julio Mariz, que afirma só haver entendimentos para a troca de expertises com os franceses por conta da experiência que o grupo tem em operação de venues, área que sofre com a falta de qualificação, conforme tratado neste post.

Os números da Lagardère impressionam. Com faturamento de 7,9€ bilhões em 2009, a empresa possui quatro divisões: a Lagardère Publishing, que agrega diversas editoras, entre elas a gigante Hachette; a Lagardère Active, que opera canais de televisão e rádio, publica diversas revistas e sites; a Lagardère Services, que é a operação de varejo do grupo, que incluí, entre outras, diversas marcas de lojas Duty Free em todo o mundo; e a Lagardère Unlimited, área de esportes, eventos e negociação de direitos de imagem e de marketing.

Esta última área é a que tem sinergia com a Traffic Sports, alem de ser a principal concorrente da IMG, empresa velha conhecida deste blog, pois opera nos mesmos seis segmentos mais importantes do marketing esportivo: academias, representação de atletas, eventos, consultoria, direitos de marketing e direitos de transmissão.

Com uma estratégia agressiva de crescimento, a Lagardère Unlimited vem, desde 2005, comprando ou criando uma empresa por ano, aumentando assim a força e o alcance da empresa, que a partir deste ano buscará fortalecer seu posicionamento global.

É nesta busca pela consolidação de uma operação internacional que a aquisição da Traffic pode ser de interesse estratégico para os franceses, que entrariam no mercado latino-americano com grande força, uma vez que os direitos de competições da Conmembol são comercializados pelos brasileiros, além dos diversos atletas vinculados à empresa de J. Havilla.

Mesmo que não haja nada que indique uma eventual entrada da empresa no mercado nacional nas apresentações do grupo Lagardère, é bom ficar de olho em mais esta possibilidade de mais um grande grupo de entretenimento e marketing esportivo com grande expertise aportar por aqui.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: