Skip to content

87 | xyz live

Abril 8, 2011

O Grupo ABC anunciou ontem a criação de XYZ Live, que será presidida por André Mantovani, ex-presidente da MTV, empresa que unificará as operações da Maior Entretenimento, da Mondo, da Reunion, da Duetto e da Luminosidade.

Cada uma das áreas de operação da nova empresa terá responsáveis definidos de acordo com seus expertises: shows terá Phil Rodriguez, William Crunfli e João Paulo Affonseca no comando, todos integrantes da Mondo. A cultura será de Monique Gardenberg, os esportes terão a liderança de Fernando Von Oertzen e Guilherme Schaeffer ambos da Reunion e a área de conhecimento e relacionamento, Sergio Waib da Maior. Moda ficará a cargo de Paulo Borges e a direção de operações será de responsabilidade de Paulo Octavio Almeida. Coy Freitas assumirá a direção de marketing.

Com metas agressivas, impulsionadas pelos eventos esportivos que serão realizados em 2014 e 2016, a nova empresa espera faturar 160 milhões de reais neste ano e até 2015 atingir 600 milhões, representando 40% da holding.

Segundo Bazinho Ferraz, o modelo aplicado à XYZ Live é inspirado em empresas de sucesso como a IMG, a Live Nation e a AEG, três das principais empresas de entretenimento do mundo, todas já apresentadas por aqui.

Um dos principais desafios que os executivos da nova empresa terão de superar será a da cultura existente em cada uma das empresas. Não ficou claro se todas as áreas dividirão o mesmo espaço, mas as diferenças nas dinâmicas de trabalhos que cada uma das empresas possuia é um obstáculo a ser observado.

Outro fato relevante é o da sobreposição de pessoal na estrutura, uma vez que todas as empresas possuem seu próprio backoffice operacional, com áreas de produção, financeira, comercial e marketing, o que pode representar um downsizing a médio prazo.

O site da empresa mostra as diversas áreas de atuação do novo negócio, onde se pode notar a busca pela verticalização da operação e maior eficiência. A visão de entretenimento 360º, que implica em ações de marketing de experiência, ativação, branding, sob demanda, inteligência e patrocínio podem ser questionados do ponto de vista da aplicação dos conceitos de cada uma das disciplinas, mas de modo geral apresentam ao mercado um pouco das soluções de comunicação que a nova empresa pode entregar.

A XYZ Live divulgou que tem 40 eventos confirmados para este ano, entre eles a Soccerex, o Fashion Rio, o Natura Nós (antigo About us), o que representa aproximadamente um quarto do número de eventos realizados pela sua principal concorrente, a T4F, segundo o prospecto do IPO, que informa também o faturamento de 570 milhões de reais, ou três vezes e meio maior do que o da XYZ Live.

A nova operação do Grupo ABC vem a ratificar o momento de euforia que o mercado de entretenimento vem presenciando, com o eminente IPO da T4F e a junção das operações da Geo Eventos com a Som Livre, o que demonstra que uma consolidação do mercado que terá poucas empresas muito fortes lutando pelo mesmo espaço.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: