Skip to content

| glossário |

A

Agência de Patrocínio: empresa especializada em captar patrocínio, definir propriedades que pode ser contratada pelo dono do conteúdo ou por um patrocinador em potencial.

Ativação: atividade de marketing na qual uma empresa promove/divulga seu patrocínio. O investimento em ativação não está incluso no valor do patrocínio.

B

Business-to-Business Sponsorship: patrocínio que deseja influenciar o trade não o consumidor final. Este tipo de ação é visto, por exemplo, nas reuniões do LIDE, promovidas pelo João Dória Junior.

C

Core Sponsor: termo criado pelo IEG que descreve empresas que utilizam o patrocínio para disseminar seus valores, fazendo com que os consumidores entendam o DNA da marca. A Red Bull é uma empresa que utiliza bem esse conceito.

Core Sports: termo criado pela Vans para designar esportes em que os praticantes atuam sozinhos, como skate, surf, snowboard.

Co-patrocinador: ver patrocínio.

E

Evento proprietário: consistem em marcas emprestarem seus nomes a um evento, seja ele um festival de música, artes, tecnologia, feira, etc.

Equivalência em mídia: cálculo do valor exposição de um evento baseado na cobertura da mídia. Utiliza-se o preço do tempo/espaço no valor tabela dos veículos para se medir o retorne em mídia espontânea.

Exclusividade na categoria: o direito que um patrocinador tem em ser a única marca de seu segmento a ser associada àquele tipo de propriedade. A Coca Cola é a bebida não-alcoólica oficial da Nascar, detendo exclusividade na exploração do segmento nas provas da categoria.

F

First Refusal: direito de preferência na renovação de um contrato ao fim do período de vigência.

H

Hospitality: receber clientes-chave, executivos, VIPs, empregados em uma ação de relacionamento que pode incluir visita ao backstage, jantar, ingressos em locais exclusivos, entre outros.

L

Licenciar: ter o direito de estampar a marca de um evento, artistas, festival em produtos para a venda. O valor do patrocínio não inclui os royalties do licenciamento.

Look&Feel: peça de comunicação ou de decoração de um determinado conteúdo alinhada ao branding da empresa patrocinadora.

M

Marketing de causa: estratégia promocional que liga uma empresa a uma instituição sem fins lucrativos. Geralmente os patrocinadores oferecem uma parcela da venda de algum produto para a causa defendida. O McDonalds realiza todos os anos o McDia Feliz em que a renda com a venda do BigMac é revertida à luta contra o câncer.

Marketing de emboscada: ação onde uma empresa não patrocinadora de um evento tenta capitalizar prestígio dando a falsa impressão de que está patrocinando o evento. Esta tática é geralmente utilizada por competidores dos patrocinadores do evento. E Nike faz isso a anos na época de Copa do Mundo, causando embaraços ao patrocinador oficial do evento, a Adidas.

Media Sponsor: emissora de TV, site, jornal, revista, que patrocinam um evento geralmente em troca de espaço para anúncios dos conteúdos em questão.

Merchandise licenciado: produtos oficiais e comercializados com a marca de um artista, festival, eventos, mediante pagamento de royalties.

Mídia espontânea: cobertura da gerada pela exposição do evento na mídia, incluindo as propriedades e a marca do patrocinador.

Municipal marketing: termo criado pelo IEG que designa o patrocínio de serviços e atividades voltadas para a população, como restauração de praças e parques.

N

Naming Rights: compra do nome de uma venue por uma empresa/marca. Ex.: Credicard Hall, HSBC Brasil, Citibank Hall.

O

Official Supplier: fornecedor oficial de determinado produto e/ou categoria para um evento. A Stock Car conta com fonecedores de freios, cerveja, transporte, etc. Negociações de official supplier geralmente são baseadas em descontos ou permuta nos produtos/serviços em troca de presença das marcas.

P

Patrocinador: entidade que paga pelo direito de promover sua marca, produto ou serviço associado a uma propriedade.

Patrocinador Exclusivo: empresa que adquire todas as cotas de patrocínio para um conteúdo, sendo a única a patrocinar o evento.

Patrocinador Master Apresenta: é o patrocinador que tem seu nome antes ou depois do nome do conteúdo apresentado. Por exemplo, “Vivo apresenta Lenny Kravitz”. Pode ocorrer o caso de um patrocinador apresentar um evento que o nome de outra marca, como, por exemplo, “Petrobras apresenta Copa Nextel de Stock Car”.

Patrocínio: pagamento em dinheiro ou em permuta por uma propriedade em troca de acesso ao potencial comercial associado a esta propriedade. Existem diversos tipos de cotas de patrocínio, que variam de nomenclatura. Da maior para a menor podemos elencá-las da seguinte forma: Patrocinador Exclusivo; Patrocinador Master Apresenta, Patrocinador (geralmente essa cota é soma de 2 ou mais cota de co-patrocínio); Co-patrocínio; Official Supplier; Merchandising.

Permuta: pagamento, total ou parcial, do patrocínio através de produtos ou serviços fornecido pela empresa patrocinadora.

Plataforma: são aglomerados de conteúdos do mesmo estilo, como shows de MPB, rock, espetáculos para a família, música internacional, vozes femininas, shows de artes performáticas, entre outros, patrocinados por uma empresa que deseja se apropriar de determinado tipo de conteúdo.

Presenting Sponsor: ver patrocinador master apresenta.

Propriedades: tudo o que uma empresa tem direito de explorar com a compra do patrocínio, por exemplo cota da ingressos, branding on-site, hospitality, utilização de imagens do artista em mídia própria, etc.

Psicográfico: quantificação psicológica dos perfis individuais baseado nas atitudes e comportamentos dos indivíduos.

%d bloggers like this: